Um projeto pela unidade!

portgpng

Video

Doar aqui

Os Brigadistas Internacionais defendiam a solidariedade, a justiça e a liberdade, um mundo igualitário para toda a humanidade. Em tempos em que o populismo de direita tem ganhado muitos votos em vários lugares do mundo, é mais importante do que nunca que combatamos a intolerância e a culpabilização de imigrantes e refugiados.

Os Brigadistas Internacionais vieram de todo o mundo no final da década de 1930 para apoiar a Espanha Republicana na guerra civil, unidos para impedir o crescimento da extrema direita fascista.

No dia 30 de maio de 1937, o Ciudad de Barcelona, um barco que trazia cerca de 300 brigadistas da França foi afundado por um torpedo fascista próximo à costa Malgrat de Mar, na Catalúnia.

No aniversário de 80 anos desse episódio, investigações históricas ainda estão sendo realizadas já que o barco navegava de forma clandestina. Sabemos de pelo menos 45 pessoas que morreram naquele dia, outros morreram desconhecidos, perdidos no mar.

A população de Malgrat de Mar resgatou e salvou muitos brigadistas. Ainda assim, muitos deles ficaram presos no barco, cantando “A Internacional” enquanto efrentavam a própria morte.

jack 4png

Foto 🤓> “Foi um negócio muito sujo. Alguns companheiros foram assassinados enquanto dormiam, outros estavam presos no convés e podíamos ouvi-los cantando “A Internacional”

Estes heróis deram suas vidas pelo sonho de um mundo melhor para todos. Eles não estavam defendendo um país, eles defendiam um ideal: igualdade para toda a humanidade.

Não devemos esquecê-los, tampouco as pessoas que vieram apoiar. O que todos eles defendiam são valiosas lições para o mundo de hoje. Ajude-nos a espalhá-las!

Nós queremos criar um memorial para honrar os brigadistas e o povo de Malgrat de Mar e acreditamos que a melhor maneira de fazer isso é unindo novamente a comunidade local e internacional. Isso é o Solidarity Park!

Quais são nossos objetivos principais?

  • Criar um memorial significativo para o Brigadistas em Malgrat de Mar.
  • Torná-lo um projeto comunitário participativo
  • Descobrir mais fatos históricos e dados sobre o evento
  • Explicar para as novas gerações o que esses brigadistas defendiam

Quem somos nós e como podemos “todos” fazê-lo?

Os participantes do projeto são uma ampla mescla de voluntários; população local, historiadores, familiares dos brigadistas e pessoas internacionalmente. O design conceitual foi criado pelo artista britânico Rob MacDonald e visualmente trazido à vida por um jovem arquiteto local, Jordi Ribó Moncusí.

Queremos continuar a ampliar esta comunidade no desenvolvimento do projeto; Incluindo:

  • Envolver os jovens locais na concepção de aspectos-chave do Memorial.
  • Execução de oficinas educativas e práticas.
  • Convidar todos a virem e se envolverem na realização das obras de arte.
  • Continuar a pesquisa histórica.
  • Construir uma comunidade para aprender e contar a história.
  • Mostrar o processo de desenvolvimento do memorial abertamente.

Como será o Memorial?

A inspiração do artista advém dos relatos dos Brigadistas cantando a Internacional quando o barco afundou. Inclusive o brigadista “Robert Macdonald”, que coincide com o nome do artista.

Solidarity park é projetado para ser um local de uso, onde as pessoas possam se sentar, interagir e contemplar estas valiosas lições do passado.

A obra de arte consiste em 60 figuras esculpidas retratadas cantando a bordo de um navio conceitual, que tem assentos projetado como ondas. Cada figura esculpida será idêntica em forma, representando a unidade da luta dos Brigadistas, mas cada um terá características individuais esculpidas, expressando assim a diversidade de todos nós. Incluído nos lados do monumento esculpido estará a “community portholes”. Eles serão janelas para o passado, esculpidas em pedra, contando a história dos maiores eventos do dia. Pretende-se que estes sejam concebidos por estudantes locais do ensino secundário. O navio real pode ter afundado, mas este navio conceitual não vai; em vez disso, este estará navegando alto através de um pátio de pedra com formato do mapa do mundo, tornando-se assim um símbolo da resistência da solidariedade humana

O que faremos com o dinheiro?

O objetivo de 15.500 euros é para a primeira fase do projeto. Quando concluída, a obra de arte esculpida será doada à prefeitura local que, juntamente conosco, implementará as obras.

Com este dinheiro poderemos:

  • Comprar a pedra e materiais para as esculturas.
  • Fazer 60 esculturas de dos brigadistas. (Feito de pedra calcária local, cada um será de 48cm / 36cm / 16cm. Cada um custa um mínimo de € 200).
  • Desenhar e esculpir as “community portholes”
  • Desenvolver a campanha de participação comunitária.

Este orçamento é o mínimo, ele será complementado pelo tempo voluntário de todos. Espera-se que possamos superar nosso objetivo e extender as oficinas locais e outras iniciativas.

Agora precisamos de sua ajuda para tornar possível esse projeto. Por favor, doe e compartilhe.

Doar aqui

Mais informações:

  • Junte-se ao grupo Facebook ” Ciudad de Barcelona 1937 Memorial” para conhecer mais histórias, galeria completa de imagens, desenhos, atualizações regulares sobre o processo e sobre como gastamos o dinheiro. facebook.com/groups/1613273978897986